Dia 19 de junho de 2021, as ruas permanecem gritando contra o governo Bolsonaro, no dia em que chegamos a marca de 500 mil mortes na pandemia. Uníssonos, os manifestantes voltaram as ruas para pedir o impeachment do presidente, por um auxílio emergencial digno e por mais vacinas contra a COVID-19.
Texto de Wagner Maia
Fotos: [RIO DE JANEIRO] Bárbara Dias, Wagner Maia, Marcelo Valle, Natália Perdomo e Vinícius Ribeiro;
[SÃO PAULO] Lucas Novello e Isabela Naiara.

Chegamos a triste marca de 500 mil mortes no Brasil causadas pela Covid-19. Sangramos diariamente com respiração ofegante, lágrimas que não saem pela perda irreversível, nosso choro era evitável. A pandemia nos trouxe algo que já havíamos esquecido, que vale sempre salientarmos: A pequenez de estarmos diante de uma natureza que possui suas potências próprias, seu ciclo de vida próprio e que como num antropoceno, estamos acelerando rumo a um mundo possivelmente sem humanos.
Ao fotografar uma senhora hoje nos protestos que estão ocorrendo em todo Brasil, quase não consegui registrá-la, suas lágrimas e dor no peito, me pareceu próximo demais para quem não perdeu um ente querido, mas, se depara com a pandemia diariamente. Dona Rosangela respirava como o Brasil, calmo e ao mesmo tempo ofegante querendo de volta seus entes queridos, seu se foram, num total de 500 mil vidas perdidas. Hoje, o Brasil saiu as ruas, pois, a Pandemia tem matado menos que as políticas do governo Bolsonaro.
O Brasil chega ao seu destino baseado na ignorância, nos desgastes das instituições públicas e principalmente diante do descrédito a ciência, logo esta, a que mais tem dado resposta a pandemia. Estamos morrendo aos poucos, respirando aos poucos e com isso, perdendo a capacidade de imaginar um futuro melhor. Nos parece que somente a linha de frente nas ruas nos fará imaginar algo melhor, ou menos pior. As ruas nos parece ser o lugar a se respirar por ares melhores num país marcado pelo genocídio, ignorância e principalmente um projeto fascista.
Mias fotos em nossa galeria:
Vídeo ato de São Paulo: