O GENOCÍDIO CAUSADO PELO GOVERNO FEDERAL NOS FEZ IR AS RUAS NUMA PANDEMIA FATAL

No dia 29 de maio de 2021 houve uma retomada das ruas por parte da população que se posiciona contra o governo Bolsonaro. Os participantes pediam o impeachment do presidente, auxílio emergencial digno e mais vacinas contra a COVID-19. A reconstrução de um espaço de lutas populares que vinha experimentando um vácuo causado pela pandemia se organizou, e mesmo numa pandemia fatal, o povo contrário a Jair, retomou a narrativa das ruas.

Texto de Wagner Maia

Fotos por: Bárbara Dias, Wagner Maia, Marcelo Valle, Natália Perdomo, Vinícius Ribeiro,  Kauê Pallone e Pablo Washington.

O mundo caminha para uma das maiores catástrofes da humanidade nas últimas décadas. O motivo foi o surgimento em 2019 de uma das maiores pragas da atualidade, o coronavírus. Estamos vivendo numa pandemia que nos assola, e a mais de um ano, já temos mais de 3,5 milhões de mortos no mundo. Deste total, o Brasil tem se esforçado a matar cada vez mais para que possa despontar como melhor em questão de máquina de moer carne humana. Já contabilizamos mais de 459 mil mortes, estamos à beira das 500 mil nos próximos meses.

No Rio de Janeiro o ato se concentrou no Monumento em homenagem a Zumbi dos Palmares, na Avenida Presidente Vargas e caminhou até a Cinelândia, veja a galeria:

Foto: Bárbara Dias/Fotoguerrilha
« de 21 »

A morte nos fez ver o quanto nossos recursos são finitos e que  ainda somos reféns de vírus invisíveis que a muito, pensamos que o dominamos por completo. Uma certa vez, um professor da USP mencionou que as pesquisas e as universidades são caras, mas, ele completou maestralmente sua fala, experimentem a ignorância para vocês verem. Vivemos num período de ignorância consciente, negamos a ciência sabendo que ela salva vidas, constrói nossos habitats e nos faz estar em sintonia com a natureza.

O governo federal na figura do Bolsonaro parece ser a personificação dessa ignorância desenfreada, já chamou essa pandemia de “gripezinha”, o vírus de “vírus chinês”, já fez brincadeira como se estivesse com falta de ar, imitando os pacientes a beira da morte com a COVID-19. O resultado é um país fadado a matar mais de 2000 pessoas por dia. Em contra partida, mais de 70 milhões de vacinas não compradas em 2020, o que poderia salvar dezenas de milhares de pessoas do coronavírus.

O espírito genocida do Bolsonaro e de seu conjunto de apoiadores, tem feito um país se revoltar contra eles. Saímos nas ruas em uma pandemia mortal para frear esse genocídio, não temos escolhas, ou saímos ou o país estará preste a um abismo sem fim.

Em São Paulo o ato se concentrou no MASP na Avenida Paulista, veja a galeria:

Foto: Kauê Pallone/Fotoguerrilha
« de 8 »

O Brasil neste 29 de maio de 2021 foi as ruas, o coletivo Fotoguerrilha esteve presente em vários lugares, nas lutas e apoiando a massa trabalhadora, os estudantes e a população em geral. Diferente da isenção brutal da grande mídia, que vergonhosamente omitiu em seus jornalões  a manchete que deveria ter vindo estampada com o movimento de milhares de brasileiros que não apoiam o genocida.

Que esse dia 29 seja apenas um começo de um enfrentamento do genocídio brasileiro. As ruas, ainda são os palcos supremos de lutas por garantias e liberdades coletivas. O que nos resta é dizer, fora Bolsonaro e que a luta nos espere.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo