Fotos por: Bárbara Dias, Kauê Pallone, Vanessa Ataliba e Wagner Maia.
No dia 18 de maio, depois de um áudio revelar que houve um aval do presidente Michel Temer para que o empresário da JBS, Joesley Batista comprasse o silêncio de Eduardo Cunha, milhares de pessoas ocuparam as ruas do Rio de Janeiro, para protestar contra o escândalo de corrupção que envolve o governo.
O ato ocorreu logo após o próprio Temer dizer, em pronunciamento, que não vai renunciar.
A manifestação se concentrou na Candelária e caminhou até a Cinelândia, no centro da cidade. Depois de muita caminhada e algumas lideranças sindicais e partidárias tentarem utilizar o momento do ato para de alguma forma se promover, militantes independentes resolveram praticar ação direta contra o braço armado do Estado, a PM. Depois de formarem um bloco na frente dos policiais, os manifestantes foram recebidos com tiros de bala de borracha e bombas de gás.
O confronto durou por toda a noite e chegou até o bairro da Lapa, onde pessoas que estavam nos bares da região foram surpreendidas com a repressão policial. Em cima de motos, covardemente os policiais atiravam contra os frequentadores dos bares locais. Em um vídeo que pode ser visto aqui na página, flagramos uma destas ações da PM.
Confira a cobertura do Coletivo Fotoguerrilha:
Bárbara Dias
Kauê Pallone
Vanessa Ataliba
Wagner Maia