A 12ª Caminhada Nacional em Defesa da Liberdade Religiosa, ocupou a orla de Copacabana, nesse último Domingo 15 de Setembro. Apesar de ser um ato ecumênico, a presença foi majoritária de pessoas de religiões de matriz Afro Brasileira, que não por acaso, são as que vem sofrendo uma escalada de ataques de cunho racista e intolerante nos últimos anos.

A Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa foi criada pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa e pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas, e tem entre suas principais lideranças o Babalaô Ivanir dos Santos. Em sua 12ª edição, a teve como tema a Natureza Sagrada, com a intenção de que fosse lembrada a importância da proteção florestas (tão sagradas para várias religiões) e em um momento onde ocorrem inúmeras queimadas em nosso país.
Laroiê Exu! A Caminhada tem início com uma roda organizada pelo grupo das Mulheres do Axé Brasil, fazendo um Padê (espécie de comida ritual) para o Orixá Exu, para abertura dos caminhos e proteção. A caminharam seguiu pela orla, com muitas falas e pedidos de paz e contra a violência e intolerância, cantigas de Orixás e pontos de terreiro. Apesar da maioria dos presentes serem praticantes de Candomblé e Umbanda, havia a presença também de escoteiros, ciganos, wiccanos e budistas.
Veja as fotos da nossa cobertura na galeria abaixo:
Texto e fotos por Bárbara Dias/Fotoguerrilha