Cobertura da Agência Fotoguerrilha do protesto dos servidores do Rio de Janeiro, que terminou em um confronto de cinco horas contra a Polícia Militar.
Fotos por Kauê Pallone/Fotoguerrilha.
Um ato convocado para ontem (6), pelas redes sociais e pelo Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais (MUSPE), terminou em confronto com a Polícia Militar do Rio de Janeiro, transformando o centro da cidade em uma praça de guerra.
Os servidores lutam contra as medidas de austeridade promovidas pelo governo do estado e que começaram a ser votadas nesta semana. Assim que chegamos no local da manifestação já presenciamos o início da repressão contra os trabalhadores que tentavam adentrar o interior da Assembleia Legislativa (ALERJ), que está cercada por grades e policiais.
Muitas pessoas ficaram feridas em um confronto que durou mais de cinco horas. De um lado a Polícia Militar atacava os manifestantes e até mesmo a imprensa com balas de borracha, bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral. Do outro lado haviam os trabalhadores e a sociedade indignada com o chamado pacote de maldades do governo, que conseguiram resistir à repressão com rojões, pedras e barricadas nas vias.
Confira as imagens que inauguram nossa cobertura fotojornalística: